quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

VAMOS ENTENDER A CARTA AOS ISRAELITAS EM ROMA 11


A volta de Yeshua está condicionada ao reconhecimento de Yeshua como o Messias de Israel e a plenitude da Kehilá gentílica. Afinal, o Rabino e Apóstolo Sha'ul dizia com muita propriedade o que irá acontecer em breve (ou seja, já estamos vendo o início do cumprimento de Romanos 11 acontecer) e isto é fantástico.

Carta aos Israelitas em Roma 11:

8 como está escrito: o Eterno lhes deu um espírito de entorpecido, olhos para não verem e ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje. 9 E Davi diz: escureçam-se-lhes os olhos para não verem Yeshua e tu encurva-lhes sempre as costas. 11 Logo, pergunto: Porventura tropeçaram de modo que caíssem? De maneira nenhuma , antes pelo seu tropeço veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. 12 Ora, se o tropeço deles é a riqueza do mundo e a sua diminuição a riqueza dos gentios (crentes em Yeshua quanto mais a sua plenitude! 15 porque, se a sua rejeição judeus rejeitaram Yeshua é a reconciliação do mundo (isto é, a salvação dos gentios em Yeshua), qual será sua admissão (isto é, o que acontecerá quando os judeus crerem em Yeshua senão a vida dentre os mortos? ! ou seja, a ressurreição dos mortos que acontecerá quando Yeshua voltar, pois os mortos ressuscitarão primeiro, conforme I Ts 4:16 Nos versículos seguintes, Sha'ul nos ensina que os yehudim são as primícias, a raiz deles é santa e por isto os ramos também são santos. Os yehudim são os oráculos do Eterno são comparados com a “Oliveira” por Sha'ul, sendo os yehudim a raiz e os ramos. Mas, pelo amor do Eterno para com as nações, esses ramos naturais, os yehudim, parte foi cortada para que os gentios (as nações) em Yeshua fossem nessa oliveira enxertada e participassem da mesma seiva, ou seja, o mesmo nutriente da raiz, como a Torá, os Profetas e de todos os Escritos. Então, Sha'ul exorta aos gentios crentes em Yeshua que não se ensoberbeçam sobre os yehudim e nem os desconsiderem, pois são eles é quem sustentam a raiz e não os gentios enxertados nessa Oliveira. No verso 23 Sha'ul escreve: “ E ainda eles (os yehudim), se não permanecerem na incredulidade em relação a Yeshua serão enxertados novamente. 24 Pois se tu (gentio) foste cortado do natural zambujeiro (tipo de mato) e contra a natureza enxertado (por meio de Yeshua ) em uma oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados (os yehudim) em sua própria oliveira esses que são ramos naturais. 25 porque não quero irmãos que ignoreis este mistério (união entre judeus e gentios): que o endurecimento veio em parte (isto é, sempre houve judeus que creram em Yeshua, como os seus discípulos e apóstolos desde o primeiro século até os dias de hoje) sobre Israel, até que a plenitude (pleroma,gr. quer dizer equilíbrio, algo completo, pleno em maturidade)_ dos gentios haja entrado; 26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de T'zion o Libertador e desviará de Yaakov as impiedades, 27 e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados. 28 Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós (gentios); mas, quando à eleição, amados por causa dos pais. 29 porque os dons e a vocação (de Israel como povo escolhido) são irretratáveis, Sha'ul nos versículos seguintes diz que os gentios eram desobedientes à Palavra e aos princípios do Pacto, mas pela desobediência dos yehudim os gentios alcançaram misericórdia e assim também nos final dos tempos, os yehudim alcançarão a misericórdia do Eterno através de Yeshua, o Filho do Eterno, o Messias de Israel em quem crerão e confessarão o Seu Nome. 32 Porque O Eterno encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar misericórdia para com todos (yehudim e gentios em Yeshua ). 33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência do Eterno ! Quão insondáveis são seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos! 36 porque Dele, e por Ele, e para Ele Yeshua são todas as coisas; glória, pois, a Ele Yeshua eternamente. Amém. Portanto, continuemos firmes nos propósitos Dele nos quais fomos chamados, vocacionados, a trabalhar a favor da salvação plena de Israel (os yehudim aceitarão Yeshua e continuarão a viver como yehudim, preservando sua identidade judaica, ou seja, não faz sentido os judeus se converterem à uma religião cristã) e de todas as nações (já estes que eram gentios e se tornaram israelitas pela aceitação da Tora do Eterno e do seu Mashiach, agora farão parte de todas as brakhot prometidas ao nosso pai Avraham), pois no final dos tempos está dito: eis que a meia noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí-lhe ao encontro” ( Mattiyahu 25:6)

Maran-atá (O Mashiach veio, está aqui e em breve voltará).

0 comentários:

Postar um comentário