terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

POR QUE OS CÉUS IMPORTA?

“Já QUE fostes ressuscitados com O Mashiach, BUSCAI as coisas de cima, onde O Mashiach está assentado à direita de ELOHIM. Pensai nas coisas de cima e não nas que são da terra.” (Cl 3.1,2 – A21) Como netzarim nós temos uma esperança futura, uma promessa do próprio Elohim de que vamos ressuscitar e estar com ele para sempre. Na história de Elohim há um lugar de muita importância citado diversas vezes na Bíblia, mas pouco explorado e ensinado de forma consistente e correta – os CÉUS. Mas, afinal, o que é os céus? Ele, realmente, existe? Como ele é e onde fica? Quem está de fato lá? Falamos dos céus muitas vezes, mas não com propriedade porque sabemos pouco a respeito dele. As perguntas feitas acima serão respondidas neste estudo, mas é importante que tenhamos o coração aberto para mudanças radicais em nossos conceitos, após esse estudo aprofundado a respeito da Casa de Elohim.

A CASA DE ELOHIM

Uma Teologia da Habitação de Elohim
1. O plano de Elohim é habitar com o homem na terra “Então vi novos CÉUS e uma nova terra. Pois os primeiro CÉUS e a primeira terra já se foram, e o mar já não existe. Vi a cidade santa, a nova YEREHUSHALAYIM, que descia do CÉUS, da parte de ELOHIM, enfeitada como uma noiva preparada para seu noivo. E OUVI UMA forte voz, QUE vinha do trono e dizia: O tabernáculo de ELOHIM está entre os homens, pois [Elohim] habitará com eles. Eles serão o seu povo, e ELOHIM mesmo estará com eles.” (Ap 21.1-3 – A21) Essa passagem fala do plano último de Elohim, o alvo definitivo aonde ele quer chegar com seu plano. Trata-se do seu alvo final para a humanidade – seu tabernáculo entre os homens, a sua morada na Terra. “Eles serão o meu povo, e Serei o SEU ELOHIM” (Jr 24.7b – A21). Essa afirmação feita por Yrmeyahu é repetida na Bíblia mais de vinte vezes, e de formas variadas. Se a Bíblia fosse uma música esse seria certamente o seu refrão, que se repete para deixar claro o propósito de Elohim de ter um povo para si. Ele deseja ser o seu Elohim, e poder governar e reinar sobre ele e a criação. Esse povo foi separado e escolhido para adorá-lo e também para serem reis e sacerdotes do ELOHIM Altíssimo. Desde o início até o fim da história da humanidade, Elohim tem desejado estar conosco. Elohim é transcendente (muito maior e mais sublime do que toda a criação), mas também é imanente (interfere e está intimamente ligado e próximo da sua criação). Elohim tem o desejo ardente de estar com seu povo, reunido a ele no momento do maior clímax e desfecho da sua história – quando retornará para a Terra e ressuscitará os seus para a vida eterna ao seu lado. Este é o Elohim ETERNO, o Elohim conosco, cujo nome mostra seu desejo de um dia estar conosco em plenitude. 

ELOHIM QUER MORAR NA TERRA!

“Casa de Elohim” é os aqueles que me deste estejam comigo onde EU estiver, para que vejam a minha glória, a qual me deste, pois me amaste antes da fundação do MUNDO.” (Jo 17.24 – A21) A vontade de Yeshua é que você esteja com ele, que nós, o seu povo, estejamos perto dele. O culminar da história está exatamente na habitação de Elohim entre os homens, este momento da história no futuro onde a morada de Elohim será entre nós aqui na Terra. Esse aspecto tem que chamar a nossa atenção, pois ele é muito importante. Elohim quer que hospedemos a sua presença e essa verdade não se resume apenas ao Espírito Santo de Elohim habitando em nós no presente momento, mas fala de um dia quando estaremos junto dele; a sua presença tangível e o corpo ressurreto e glorificado de Yeshua estará aqui, em nosso meio, habitando na Terra. O motivo de ter criado o homem foi para poder ter comunhão com ele. “E disse ELOHIM: Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves dos CÉUS, sobre o gado, sobre os animais selvagens e sobre todo animal rastejante que se arrasta sobre a terra.” (Gn 1.26 – A21) Elohim fez sua criatura mais bela, conforme a sua imagem e semelhança. Essa característica foi dada ao homem para possibilitar o relacionamento, a comunhão e interação com Elohim, ou seja, proximidade e intimidade com o Criador. Ele nos criou dessa maneira porque quer se relacionar e estar próximo de nós. “Ao ouvirem a voz do YAWHEH ELOHIM, que andava pelo jardim no final da tarde, o homem e sua mulher esconderam-se da presença do YAWHEH ELOHIM, entre as árvores do jardim.” (Gn 3.8 – A21).

O TERMO “CASA DE ELOHIM” PODE SIGNIFICAR:
Em B’reshit 28.17,22 = Bethel (Casa de Elohim) Em Juízes 1, 2 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Salmos (beth ha-'elohim), uma designação do santuário = "casa de Yahweh" (do tabernáculo, Juízes 18.31; 20.18,26, do templo, 1 Crônicas 9.11, 24.5a, 2 Crônicas 5.14, Salmos 42.4, Yeshayahu 2.3, do segundo templo, Esdras 5.8,15; Neemias 6.10, 13.11; compare com Mattityahu 12.4). Espiritualmente, na Brit Hadasha, a "casa de ELOHIM" (oikos theou) é a comunidade dos crentes (1 Timóteo 3.15; Hebreus 10.21; 1 Kefá 4.17; compare 1 Coríntios 3.9,16,17; 1 Kefá 2.5). (Definição retirada do International Standard Bible Encyclopedia).

DEFINIÇÃO DE “CASA DE ELOHIM”
Casa de Elohim quer dizer habitação de Elohim entre os homens. É a conclusão do plano de Elohim, onde Ele mesmo toma o que lhe é por direito na sua criação, e habita entre nós. Céus e Terra ligados novamente. Elohim tendo um povo para si (reino de sacerdotes) e sendo nosso Elohim (reinando sobre nós), sua morada celestial se fixando permanentemente na Terra de uma vez por todas para toda a eternidade. Apesar do aspecto negativo desse texto, quando os efeitos da queda já estão acontecendo, Elohim costumava vir para encontrar-se com o homem. O homem habitava num jardim plantado pelo próprio Elohim, e sua presença se fazia manifesta de forma perceptível e física – Elohim andava no jardim. A queda impossibilitou isso de acontecer mais vezes, mas podemos perceber em Apocalipse que Elohim irá restaurar essa realidade, quando o seu tabernáculo for colocado novamente no meio dos homens. Elohim, então, poderá andar em nosso meio novamente, sua presença estará junto de nós.


A habitação de Elohim na terra é uma réplica de sua
habitação nos céus.
a. Se pudéssemos resumir o plano de Elohim em uma frase, seria: “na terra como nos CÉUS”. “venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como nos CÉUS” (Mt 6.10 – A21) Yeshua orou ao Pai pedindo que sua vontade e seu reino fossem realizados na terra, assim como são realizados nos CÉUS. Elohim deseja que o ápice da sua vontade esteja na plenitude de seu reino concreto na terra, assim como já é nos CÉUS. O padrão que Elohim quer na edificação da sua casa na Terra tem que ser o reflexo dela nos CÉUS, onde ele tem um reino, uma ordem e um padrão perfeitos, pois está harmonizado com quem ele é. Por isso, a morada de Elohim na terra precisa refletir a harmonia que há ao redor do trono de Elohim nos CÉUS.

b. Para que a presença de Elohim se manifeste de forma mais plena na terra e provemos sua habitação, é necessário fazer tudo conforme ele nos mostrar para a sua habitação. “E me farão um santuário, para que EU possa habitar no meio deles. segundo tudo o que EU te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os SEUS móveis, assim mesmo o fareis.” (Êx 25.8,9 – ARA) O Yawheh diz para Moshe que deveriam fazer um santuário para que ele pudesse habitar no meio deles, mas para isso deveria ser construído segundo o modelo que Elohim iria mostrar. Sim! Elohim tem um modelo. Qual é o modelo ou o padrão de Elohim? Infelizmente, muitos de nós vão tentar imitar aquilo que vê, taxando-o como modelo, seja uma referência ministerial ou algum rito litúrgico da comunidade ocidental pós-moderna, que não necessariamente é bíblico. A maneira como fazemos a comunidade hoje não é antibíblica, mas não é exatamente como funcionava na Bíblia; muitas coisas foram acrescentadas à dinâmica da comunidade do primeiro século e a liturgia passou por modificações e acréscimos. Portanto, se olharmos em Atos a comunidade do primeiro século, vamos
perceber as diferenças dela com a comunidade como conhecemos hoje.
c. Elohim tem um modelo e esse modelo é os céus. Por isso, precisamos entender os céus, pois só a partir de entendê-lo nós poderemos cooperar na construção da “casa de Elohim”; caso contrário, sofreremos o prejuízo. “porque somos cooperadores de ELOHIM, e dele sois lavoura e edifício. segundo a graça de ELOHIM que me foi dada, lancei o alicerce como sábio construtor, e outro constrói sobre ele. Mas cada um veja como constrói. porque ninguém pode lançar outro alicerce, além do que já está posto, o qual é YESHUA O Mashiach. E, se o que alguém constrói sobre esse alicerce é Ouro, prata, pedra preciosa, madeira, feno ou palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada pelo fogo, e o fogo testará a obra de cada um. Se a obra que alguém construiu permanecer, este receberá alguém que passa pelo fogo. Não sabeis que sois santuário de ELOHIM e que o seu Espírito habita em vós? Se alguém destruir o santuário de ELOHIM, este o destruirá; pois o santuário de ELOHIM, que sois vós, é sagrado.” (1 Co 3.9-17 – A21) Segundo Sha’ul, a comunidade de Corinto era profeticamente ou metaforicamente um edifício espiritual e ele era cooperador na edificação dele. Devemos tomar posição de cooperadores, entendendo isso como um chamado pessoal nesta era, de cooperarmos com aquilo que Elohim está edificando neste momento. Sha’ul chama a comunidade toda de santuário de ELOHIM, e os irmãos que cooperam na edificação (usando materiais puros e de boa qualidade que são alicerce e fundamento da edificação espiritual, isso é Yeshua O Mashiach) estão alinhados com aquilo que Elohim deseja. Somos advertidos de sofrer punição ou prejuízo, caso algum outro fundamento ou material seja usado. Elohim é quem iniciou a obra, mas somos todos participantes ativos nela, cooperando com Elohim, até mesmo em coisas muito pequenas e aparentemente sem valor. Mas qual é a obra que Elohim está edificando? Essa obra é a habitação do seu Espírito. “Assim, não sois mais estrangeiros, nem imigrantes; pelo contrário, sois concidadãos dos santos e membros da família de ELOHIM, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio O Mashiach YESHUA a principal pedra de esquina. Nele, o edifício inteiro, bem Ajustado, cresce para ser templo santo no Yawheh, no QUAL também vós, Juntos, sois edificados para morada de ELOHIM no Espírito.” (Ef 2.19-22 – A21). O apóstolo Sha’ul está falando sobre uma morada de Elohim não somente em seu coração como indivíduo, mas na comunidade como um todo, pois ela está sendo edificada para se tornar a morada de Elohim no Espírito.

3. Os céus é o ponto de partida para compreender a realidade.
a. A resposta também não está necessariamente na dinâmica da comunidade de Atos, não basta apenas copiar o que aconteceu na comunidade primitiva e replicar aquelas atividades nos dias de hoje. Nossa tendência quando vamos construir algo é compará-lo com o que já existe. Por isso, sobre a edificação da casa de Elohim, nós a comparamos com a comunidade ocidental pós-moderna. Porém, o padrão de Elohim vem muito antes da comunidade do primeiro século ou da comunidade no seu estado atual, o padrão original de Elohim vem dos próprios céus! Por detrás daquilo que a comunidade apostólica fez no primeiro século, e de tudo o que foi feito na Bíblia, havia um motivo. A casa de Elohim está por trás de toda a história, nos CÉUS.

b. Se nós desejamos cooperar com a construção da casa de Elohim devemos entender que é nosso papel replicarmos aqui na terra a realidade e a harmonia que há nos CÉUS. O modelo perfeito e
original de Elohim, está no céu.

VERSÍCULOS QUE MOSTRAM QUE OS CÉUS É REAL
“Pois O Mashiach não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou nos Céus, para agora se apresentar diante de Elohim em nosso favor” (Hb 9.24) Ap 2.7 – Mt 28.18 – Mt 24.36 – Mc 12.25 – Mt 6.9 – Mt 5.11,12 – Lc 23.43 Lc 15.7 – Sl 115.3 – Sl 19.1 – Sl 103.19 – Sl 11.4 – Cl 3.2 – Sl 73.25,26 2 Co 12.1-4 2 Co 5.1 Ap 21.21-27 – Ap 21.3,4 – 1 Rs 8.27 – Is 66.1 – 1 Co 2 Mt 6.20,21 – Jo 14.2 – Fp 3.20,21 – At 1.9 – 2 Tm 4.18.

A casa de Elohim nos CÉUS é um lugar de adoração, lugar que centraliza a pessoa de Elohim. A liturgia dos céus é o padrão original de Elohim; o modelo perfeito é celeste (onde a adoração perfeita está acontecendo). Por isso, a adoração que acontece nos CÉUS (na casa de Elohim) pode e deve ser o nosso padrão.

c. Se nós desejamos cooperar com a construção da casa de Elohim hoje, aqui na terra, devemos entender que ela é uma casa de oração. A casa de Elohim é uma casa de oração e a intercessão deve ser direcionada ao trono de Elohim que está nos CÉUS. Somente tendo um entendimento claro da soberania de Elohim nos céus é que vamos praticar uma intercessão agradável e eficaz diante dele. O nosso chamado principal – sermos sacerdotes – é embasado e construído segundo o modelo (padrão) que acontece na casa de ELOHIM nos CÉUS.

CONCLUSÃO
Os céus é real e importa O que Elohim quer fazer na Terra tem a ver com o que ele já fez nos CÉUS. Apesar de quase nunca falarmos nos CÉUS ou pensarmos nele de forma etérea (sem vida e vazia), vemos que biblicamente ele é o lugar onde Elohim habita. Se ele afirma que deseja habitar na terra e nós, como comunidade, estamos empenhados em preparar um lugar para que Elohim possa realizar o seu desejo de habitar entre nós, precisamos entender o padrão dos céus.

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