segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O campo de treinamento de Querite

Elohim tinha um senário treinamento preparado para Eliyahu, ao envia-lo da corte do rei Acabe ao riacho de Querite. O profeta mal tinha ideia de que sua retirada para Querite seria a sua própria experiência num campo de treinamento. Ali, ele seria treinado para confiar em seu líder de modo que pudesse, por fim, batalhar contra um inimigo traiçoeiro. Para conseguir isso, o Yawheh iria “coloca-lo na linha” em Querite. Veio-lhe a palavra do Yawheh, dizendo: Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto á torrente de Querite, fronteira ao Yardem. Beberas da torrente; e ordenei aos "árabes" que te sustentem. Foi, pois e fez segundo a palavra do Yawheh; retirou-se e habitou junto a torrente de Querite fronteira ao Yardem. 1 Reis 17: 2-5 Ao lemos essas palavras e tentarmos imaginar o verdadeiro cenário, começamos a ver a natureza surpreendente do plano de Elohim. Aparentemente, o acerto mais logico seria manter Eliyahu na presença do rei, servindo de espora, pressionando o rei ímpio á submissão forçando-o a render sua vontade aquele que o havia criado. Além do mais, nenhum dos conselheiros e consultores de Acabe tinha a integridade de Eliyahu. Não havia por perto ninguém para confrontar a maneira idolatra de governar do rei ou seus atos cruéis e injustos contra o povo de Israel. A única coisa que fazia sentido era manter Eliyahu lá na corte do rei. Isso pela logica humana. Os planos de Elohim são sempre cheios de surpresas e mistérios. Enquanto nos optamos por deixa Eliyahu ali, bem diante do nariz de Acabe, Elohim optou por outro plano. Ele tinha coisas que queria operar no profundo da alma de seu servo, em que um Elohim despreparado, desobediente e descompromissado seria destruído. Por causa disso, Elohim o enviou imediatamente para um lugar de isolamento, escondido de todo mundo, onde ele não apenas seria protegido dos perigos físicos, mas seria mais bem preparado para uma missão ainda maior. Para que o herói piedoso fosse útil como um importante instrumento nas mãos de Elohim, ele deveria ser humilhado e forçado a confiar. Em outras palavras ele deveria ser colocado na “linha”. Não creio que Elohim possa abençoar abundantemente alguém até que essa pessoa seja profundamente ferida por Ele. Com o passar dos anos, tenho observado que, quanto maior a ferida maior a utilidade. É comum no antigo testamento que os nomes originais dos lugares tenham um significado simbólico. É exatamente isso que acontece com o termo hebraico “Querite”. Apesar de não se conseguir identificar hoje a localização do riacho (ou torrente, conforme o termo bíblico), sabemos que o seu nome deriva do verbo original Cha-rath, que significa “cortar, colocar no tamanho correto”. A palavra é usada no Tanak nos dois sentidos: Ser cortado (separado) dos outros ou ser privado das bênçãos de uma aliança, e também no sentido de aparelhar uma peça de madeira para construção, deixando-a no tamanho correto para ser usado.

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