Texto Base: 1 Co. 2: 10 – 16
Introdução: “Adonai formou o espirito do homem dentro dele”. As Sagradas Escrituras tem base suficiente para provar que nós, seres humanos, possuímos um espirito humano. Este espirito não é sinônimo da nossa alma, nem o mesmo que o Espirito do Santo. Nós adoramos ao Eterno neste espirito. Segundo o ensino da Bíblia e a experiência dos crentes pode-se dizer que o espirito humano inclui três funções principais: Consciência, intuição e comunhão.
1) A Consciência: é o órgão de discernimento, que distingue o certo e o errado, mas não por meio da influencia do conhecimento acumulado na mente, se não por um julgamento espontâneo e direto. Frequentemente o raciocínio justifica coisas que a nossa consciência julga. O trabalho da consciência e independente e direto; não se curva a opiniões exteriores. Se o homem agir errado, ela levanta a sua voz de acusação.
2) A Intuição: É o órgão sensitivo do espirito humano. É tão diametralmente diferente do sentido físico e da alma, que é chamado intuição. Ela envolve um sentimento direto e independente de qualquer influencia exterior. Aquele conhecimento que chega a nós, sem qualquer ajuda da mente, emoção ou vontade, chega intuitivamente. Nós realmente “conhecemos” através da nossa intuição; nossa mente simplesmente nos ajuda a “entender”. As revelações de Elohim e todos os movimentos do Espirito do Santo tornam-se conhecidos do crente por meio da sua intuição. O crente deve, portanto, estar atento a estes dois elementos: a voz da consciência e o ensino da intuição.
3) Comunhão: É adorar a Elohim. Os órgãos da alma são incompetentes para adorar a Elohim. Elohim não é percebido pelos nossos pensamentos, sentimentos ou intenções, pois Ele só pode ser conhecido diretamente no nosso espirito. Nossa a Elohim e as comunicações de Elohim conosco diretamente no espirito. Elas acontecem no “homem interior” e não na alma ou no homem exterior. Podemos concluir então que estes três elementos da consciência, intuição e comunhão estão profundamente correlacionados e funcionam coordenadamente. O relacionamento entre a consciência e a intuição é que a consciência julga segundo a intuição, ela condena toda conduta que não segue as direções dadas pela intuição. A intuição esta relacionada com a comunhão ou adoração, visto que Elohim o Eterno é conhecido pelo homem intuitivamente e revela a sua vontade ao homem na intuição. Medida alguma de expectativa ou dedução nos concede o conhecimento de Elohim.
Pode-se observar, imediatamente, dos seguintes três grupos de versos bíblicos, que no espirito possui a função da consciência (não dizemos que o espirito é a consciência), a função da intuição (ou sentido espiritual), e a função da comunhão (ou adoração).
A) Função da consciência no espirito do homem.
“Adonai o teu Elohim lhe endurecerá o espirito” (Dt 2: 30).
“Salva os contritos de espirito” (Sl 34: 18).
“Poe um espirito novo e reto dentro de mim” (Sl 51: 10).
“Tendo Yeshua dito isto, turbou-se em espirito” (Jo 13: 21).
“Revoltava-se nele o seu espirito, vendo a cidade cheia de ídolos” (At 17: 16).
“O mesmo espirito testifica com o nosso espirito que somos filhos de Elohim” (Rm 8: 16).
“porque Elohim não nos deu o espirito de covardia” (2 Tm 1: 7).
B) A função da intuição no espirito do homem.
“O espirito na verdade esta pronto” (Mt 26: 41).
“Mas Yeshua logo percebeu em seu espirito” (Mc 2: 8).
“Ele suspirando profundamente em seu espirito” (Mc 8: 12).
“Comoveu-se Yeshua em espirito” (Jo 11: 33).
“Eu constrangido no meu espirito, vou a Yeruhushalaym” (At 20: 22).
“Pois qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espirito do homem que nele está” (1 Co 2: 11).
C) A função da comunhão no espirito do homem.
“Meu espirito exulta em Elohim o meu salvador” (Lc 1: 47).
“Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espirito e em verdade” (Jo 4: 23).
“Elohim a quem sirvo em meu espirito” (Rm 1: 9).
“Para servirmos em novidade de espirito” (Rm 7: 6).
“Recebestes o espirito de adoção, pelo qual clamamos Aba, Pai” (Rm 8: 15).
“O que se une ao Mashiach é um espirito com Ele” (1 Co 6: 17).
“se bendisseres com o espirito”. (1 Co 14: 16).

0 comentários:
Postar um comentário