Em hebraico, a palavra para ‘Palavra’ é Davar (דָּבַר), que também significa ‘Coisa’, ou seja, Palavra e Coisa são da mesma essência na perspectiva bíblica, o que sugere uma correspondência entre o discurso Divino (ou seja,Lashon Hakodesh) e a própria realidade.
Pelo poder da palavra, D-us ‘verbalizou’ o universo à existência. Na verdade, a primeira palavra das Escrituras, ou seja, Bereshit (בְּרֵאשִׁית), muitas vezes traduzida como ‘No princípio’, pode ser lida como “por meio da Primeira Coisa”, onde a “primeira Coisa” é a Palavra/Verbo (Memra – Logos) e o alfabeto hebraico em si.
בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלהִים אֵת
הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
‘Bereshit bara Elohim et (את)…’ portanto, pode ser lido, por meio de Alef-Tav (את) ou seja pela primeira e ultima letra, ‘D-us criou os céus e a terra’ (Bereshit 1:1), o que implica que Alef-Tav (ou seja, o alfabeto) a Palavra precede todos os universos criados.
No entanto, sabemos que O Messias é a Palavra de D-us de Alef à Tav, o primeiro e o último (Apocalipse 22:13;. Yeshayahu 48:12), e, portanto, o verso pode ser lido; “por meio do Messias, D-us criou o céus e a terra”, que, claro, concorda com João 1:1-3 e Colossenses 1:16-17. ‘Porque por Ele [O Messias] todas as coisas foram criadas… ’
A parte final do livro do Êxodo (ou seja, Pekudei) fornece detalhes sobre a construção do Tabernáculo- Mishkan (מִשְׁכָּן) e de seus móveis, bem como a roupa especial dos sacerdotes.
No final da parte, lemos וַיְכַל משֶׁה אֶת – הַמְּלָאכָה / ‘Moisés terminou todo o trabalho’ (Êxodo 40:33), uma frase que tem a mesmo gematria (valor numérico) da palavra Bereshit (בְּרֵאשִׁית, a primeira palavra da Torá (Bereshit 1:1).
Isto sugere que a criação do universo foi por causa da construção do Tabernáculo, que espiritualmente é entendido como a bondade do amor sacrificial de D-us para ser demonstrado para toda a criação.
No Talmud nossos Sábios ensinavam: ‘Todo o mundo foi criado para o Messias’ (Talmud: Sanhedrin 98b) e, de fato, O Messias é chamado de ‘o Cordeiro que foi morto desde antes da fundação do mundo’ no Novo Testamento (Apocalipse 13:8; 1º Kefá 1:18-20;. Efésios 1:4;.. 2º Timóteo 1:9). ‘Todas as coisas foram criadas por Ele (isto é, O Messias), e para ele’ e Nele tudo subsiste (συνεστηκεν, literalmente ‘ficam unidas ou coladas’) – Colossenses 1:16-17.
A Criação, portanto, começa e termina com o amor redentor de D-us que se manifesta na pessoa de Yeshua nosso Messias, o Cordeiro de D-us, nosso grande Goel – Redentor…
Ele (O Messias) é o Centro da Criação – O Alef e o Tav (A primeira letra e a ultima letra – Alfa Omega) – O Princípio e o Fim, onde tudo converge (Yeshayahu 44:6; Apocalipse 1:17).
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário