quarta-feira, 18 de julho de 2012

O que é um Profeta e o que são as profecias?



A palavra “profeta” vem do grego “prophetes”, e significa “falar antes”, provavelmente devido à denominação antiga pela qual se chamava os profetas de “vidente”. (Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, outrora se chamava vidente.) I Samuel 9:9. Ou seja, achava-se que o profeta saberia das coisas, receberia visões de Deus, por isto Saul queria achar Samuel, para saber de seu animal perdido. Biblicamente os profetas são “a voz de Deus” para os homens, assim sendo: os sacerdotes são a intermediação do homem para com Deus e os profetas são os porta vozes das mensagens de Deus para o homem. Resumir as profecias a predições do futuro é no caso reduzir ao mínimo a intenção das profecias de Deus. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. I Corintios 14:3 Com este texto fica claro que a intenção principal da profecia é a edificação da congregação Messiânica, na convocação ao arrependimento. Através dos antigos, Deus profetizava sobre vários acontecimentos, mas principalmente sobre a vinda do Messias que é o ponto central das profecias do Tanakh. Como é a profecia hoje. Todas estas profecias escrita na Bíblia são a Palavra de Deus enviada a nós, através do relato Fiel dos Profetas que escreveram pela Inspiração do Espírito do Santo. Note o que o Apóstolo Pedro escreveu: Pois a Profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens, santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito do Santo. II Pedro 1:2 Por sua especial Providência, Deus cuidou que as profecias e escritos bíblicos fossem registrados sem falha até que fossem estabelecidos. Devido a Bíblia está já completa, o dom da Profecia dado pelo Espírito do Santo é diferente das Profecias Bíblicas. O principal propósito da Profecia, revelada sob A Unção do Espírito do Santo hoje, não é falar de eventos futuros, mas Edificar, Exortar e Consolar os crentes. A Bíblia ensina claro em I Cor 14:3. O Dom de profetizar. Profetizar é um dos nove dons do Espírito. Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. I Coríntios 14:1 Com relação ao Dom de profetizar, com certeza Deus pode predizer o futuro, mas o dom nunca pode ser considerada igual a Bíblia, muito menos substituí-la. Pois muitas pessoas procuram antes de tudo os “profetas” para saber se tem alguma “palavra de Deus” para elas, como se os profeta fosse um “adivinho”. Afinal temos essa curiosidade pelo futuro, se algo vai dar certo ou errado, etc. Mas antes de tudo temos a Bíblia, palavra de Deus completa e o nosso livre arbítrio para decidir. Então a responsabilidade pela escolha é nossa, e não de Deus. O profeta que se refere I Coríntios 14 é basicamente o sacerdote, ou quem prega a Palavra de Deus, para a congregação, edificação e conversão de alguém. Tipos de profecias. Só existe profecia vinda de Deus, pois só Deus tem o poder de saber o futuro e altera-lo, porque só Deus é Oniscientes (sabe tudo), só Deus é Todo Poderoso (Pode tudo). E para saber se a profecia vem de Deus: Primeiramente ela tem de ser confirmada com a Bíblia. A Torah e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. Isaías 8:20. Ou seja confira se ela tem fundamento bíblico para ser dita. Se não, é falsa. Depois confira com o que você tem dentro do seu coração, porque, O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; Romanos 8:16 E finalmente fale com outros sobre a profecia para julgarem. E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem. I Coríntios 14:29. Ou seja, a Bíblia, manda você não dar credito cego as profecias, mas tirar provas sobre se ela é verdadeira e não ser enganado nunca. Perceba que na Bíblia Deus nunca repreendeu ninguém por pedir provas sobre ele, veja os exemplos de Moises, Josué, Gideão, e até do próprio Tomé que não acreditou simplesmente pelos que os outros disseram, mas quis se certificar pessoalmente de tudo. Profecias falsas O diabo não pode profetizar, pois o único futuro que ele sabe é o da sua própria ruína, mas ele sabe mentir... Ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44 b. A estratégia do diabo é mentir e induzir ao erro, falando coisas para incentivar o homem ao engano como no caso de Adão e Eva, falando que eles seriam iguais a Deus. Iludindo através de visões, sonhos e vozes falsamente atribuídas a Deus, inclusive usando até a própria Bíblia para induzir ao erro. e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Mateus 4:6. O diabo usa as Escritura tentando induzir Yeshua a tentar Deus. Coisas que ele tenta fazer com os crentes, distorcendo a Bíblia para iludir os crentes. Também o diabo pode soprar nos ouvidos das pessoas induzindo elas a pensarem que estão sendo usadas por Deus ou um ser benéfico, como no caso: E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens. Mateus 16:22-23. Pedro pensava estar fazendo algo bom, mas na verdade estava sendo usado pelo diabo. Profecias quase falsas ou chovendo no molhado? Então os filhos dos profetas que estavam em Bétel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Sim, eu o sei; calai-vos. II Reis 2:3 Eliseu recebeu a visita três vezes desses “filhos dos profetas” em Bétel, em Jericó e no Jordão, profetizando as mesmas coisas, dizendo o que Eliseu já sabia. A Bíblia chama essas pessoas de “filhos dos profetas” porque elas não são profetas, mas sim imitadores admiradores da unção de profecia, e querem participar disso, por isso o interesse de falar tanto do que todos já sabiam. Isto acontece muito hoje com os “filhos dos profetas” atuais, perceba muitas “profecias dadas por Deus”: Deus vai te dar vitória – Ora a Bíblia diz: Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37. Yeshua já venceu por nós e nos da uma vida vitoriosa sempre, apesar das dificuldades, venceremos sempre. Você será uma benção nas mãos de Deus – A Bíblia diz: deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência... Gênesis 22:17. A benção de Deus está garantida aos que obedecem a Ele. E existem muitas outras coisas que Deus já profetizou na Bíblia, tais como uma vida familiar bendita, as bênçãos e problemas da vida, as tentações e ataques do diabo, bem como a vitória certa do fiel, e etc. Concluindo O ser humano não pode profetizar se Deus não falar com ele, mas pode fazer conjecturas, previsões, julgamentos, análises, etc. Existe até uma anedota dizendo que se você quer fazer Deus rir, basta fazer uma previsão. Nossos julgamentos e previsões podem dar muito errado, e para isso Deus nos adverte a estar atento a tudo, sermos prudentes como a serpente. Os falsos profetas existem e estão no nosso meio também a Bíblia adverte: Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. I João 4:1. Então quando você ouvir uma profecia dirigida a você, confira, ore, prove se é de Deus, não creia imediatamente, pois pode ser uma palavra de um falso profeta ou quem sabe até de um “filho de profeta” bem intencionado. Uma das primeiras coisas que observamos é que só pode falar quem ouve. I Reis. 18:1. Nenhum profeta pode falar em nome de Deus se ele não consegue ouvir a voz de Deus; nos tempos do sacerdote Eli a voz do Senhor era coisa rara, Eli carecia de autoridade espiritual porque nem ele mesmo conseguia mais ouvir a Deus, tinha deficiência ministerial por conta disso, I Samuel 3. Há muitas pessoas que tem deficiência na fala, cujo maior problema é a audição não tem problemas no aparelho da fala, mas por não ouvirem bem não conseguem reproduzir os sons. O problema de Eli era que chegou um momento da sua vida que ela não ouvia mais a Deus. As pessoas hoje têm que resolver se ouvem suas próprias vozes ou a Deus, Isaías. 55:3 Diz: “ouvi e a vossa alma viverá”; O profeta que não consegue ouvir Deus dá recado errado. Outra coisa interessante é que o profeta vive acima do seu tempo, I Reis 19:18. Elias vivia um tempo diferente do povo e dos governadores da época, Elias Vivia a dimensão de Deus e se movia nela. Todo profeta é um inimigo do seu tempo, porque vive além dele; Profeta é aquele que não se curva a mentalidade do seu tempo e permanece fiel a palavra que recebeu. O povo foi engolido pela administração de Acabe, mas Deus preservou sete mil profetas em Israel que não se curvaram às idolatrias impostas pelo rei Acabe e sua mulher Jezabel porque profetas têm sensibilidade para ouvir a Deus e não conseguem viver as limitações do mundo físico, suas mentes funcionam no ritmo de Deus. II Reis. 19:18. O profeta vê o mundo espiritual além do físico, II Reis. 18:41. Quem vê só o visível não é profeta, porque todo o profeta lida com o mundo espiritual, vê e se move nessa dimensão. Romanos. 1:17 O profeta é aquele que chama a existência o que não existe como se já fosse, ele vê no espírito, fala de fé e imaginação. A imaginação é a linguagem do espírito. O profeta emite decreto no reino do espírito ao qual estão sujeitos os poderes físicos; quando Yeshua acalmou o mar ele repreendeu os discípulos, porque se tivessem fé poderiam ter agido no espírito e feito o que Ele fez, tinham autoridade para isso. Elias viu a chuva no seu no seu espírito e comunicou o Rei Acabe em outro momento Elias chamou a provisão para viúva e resolveu a vida dela, II Reis. 17:14, porquê? Por que como profeta ele enxergava além das circunstâncias, via o mundo espiritual. Todo profeta é chamado á passar um tempo a sós com seu Deus para ouvir sua voz. II Reis. 19:18-21. Elias foi chamado por Deus para investir um tempo a sós com Ele, ajustando seu ministério e visão. Se você passar muito tempo com Deus, você passa a ver como Ele, comportar-se como Ele e a falar como Ele; essa é a razão porque Moisés escrevia princípios e Arão construía bezerros de ouro, enquanto Moisés passava longos períodos com Deus Arão ficava ouvindo o povo, e deu no que deu. Yeshua logo que iniciou seu ministério investiu 40 dias a sós com Deus, todos os profetas investiram boa parte do seu tempo ouvindo a voz de Deus antes de se dirigirem ao povo e falar em nome d’Ele. Não somos mais relevantes no dia de hoje porque nosso tempo é gasto com urgências e não com o que é importante. Quer ser profeta? Gaste tempo com Deus. Os Livros dos Profetas Nos tempos do Tanakh, houve profetas como Natã, Elias e Eliseu, cuja vida e mensagem figuram em meio aos relatos históricos da Bíblia. Esses profetas são chamados de "orais" ou "narrativos". Já outros deles tiveram suas palavras registradas, provavelmente por seus discípulos, para que fossem. Preservadas e passadas adiante. Esses são chamados os profetas "escriturísticos" ou "canônicos". No Canon da Bíblia cristã, os livros dos profetas são divididos em dois grupos: Os profetas maiores, que são quatro, e os profetas menores, num total de doze. Essa terminologia está relacionada à extensão dos livros. Na Bíblia hebraica, os profetas maiores são três. (Daniel consta entre os Livros da Sabedoria), cada um ocupa um rolo completo. No Evangelho de Lucas, por exemplo, há menção ao rolo de Isaías (Lc 4.17-20). Os doze profetas menores compõem um rolo, chamado de "o Livro dos Doze". Na Bíblia cristã, os profetas maiores aparecem primeiro, seguidos dos menores. Dentre esses últimos, Oseias figura em primeiro lugar pelo fato de seus escritos serem os mais extensos entre os dos profetas pré-exílicos. O livro de Amós, porém, é o mais antigo. Cronologia dos Profetas de Israel A seguir está uma lista dos profetas de Israel (todos no tempo antes do Messias) e da época de seu ministério. Baseamo-nos em vários dicionários e comentários bíblicos. Profetas Narrativos Elias (de 870 a 845) Eliseu (de 850 a 800) Profetas Pré-Exílicos (de 760 a 586) Amós (de 770 a 750) Oseias (de 750 a 722) Isaías (de 740 a 690) Miquéias (de 740 a 685) Sofonias (de 635 a 620) Jeremias (de 626 a 586) Habacuque (de 615 a 590) Naum (612) Obadias (de 605 a 590) Profetas Exílicos (586 a 538) Ezequiel (de 593 a 571) Daniel (século VI) Profetas Pós-exílios (de 548 a 440) Ageu (520) Zacarias (de 520 a 518) Malaquias (440) Jonas (provavelmente pós-exílios) Joel (provavelmente pós-exílio). Profetas e Profecias Importantes A seguir, citamos alguns dos profetas mais importantes e suas mensagens. Elias - Foi o precursor dos profetas narrativos e o mais importante deles. Conduziu seu ministério no reino do Norte, lutou contra o Rei Acabe e a Rainha Jezabel, e derrotou os profetas de Baal no monte Carmelo. De acordo com o registro do livro de Malaquias esse profeta, que subiu ao céu em um redemoinho. (2 Rs 2.11), retornaria para anunciar a vinda do Messias (Ml 3.1;4.5). No Escritos Nazarenos, a descrição de João Batista se assemelha à de Elias. (Compare 2 Reis 1.8 e Mateus 3.4.) O evangelista que anunciava a vinda do messias é tido como uma tipificação do profeta. Amós - Foi o primeiro a ter suas palavras registradas em um livro. Destacam-se entre os profetas menores por seu estilo, mensagem e personalidade. Profetizou no reino do Norte e seu ministério teve início por volta de 770 a.C. Manifestou-se contrário ao culto destituído de significado e meramente ritualista que se via em Israel e denunciou o tratamento injusto dado aos pobres. Deixou bem claro que Deus não aceitava ofertas insinceras de Israel. O Senhor deseja é que "corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene" (Am 5.24). Amós deixou bem claro que cometer um pecado contra alguém ou fazer mal a alguma pessoa era o mesmo de pecar contra Deus. João mais tarde repetiria esse ensino em sua primeira carta: "Aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê" (1 Jo 4.20). Oseias - Profeta israelita que iniciou seu ministério aproximadamente uma década depois de Amós. Ao contrário da mensagem de destruição e de juízo de seu predecessor, Oseias trazia palavras de esperança, mostrando que, se Israel fosse fiel, usufruiria das bênçãos de Deus. O livro começa com o Senhor ordenando-lhe: "Vai, toma uma mulher de prostituições" (Os 1.2). Ele então se casa com Gômer, que deu à luz dois filhos e uma filha, e depois voltou a ser prostituta. Há uma certa dissensão entre os estudiosos a respeito da interpretação desse texto. Não sabem ao certo se é autobiográfico ou alegórico. No entanto acredita-se que Deus mandou que Oseias se casasse com Gômer para que o profeta experimentasse a dor da traição. Assim poderia oferecer um testemunho pessoal a respeito dela, que simbolizava o sofrimento que Israel causava em Deus por causa de seus sacerdotes corruptos, de sua idolatria e sua ingratidão. A figura do casamento é um ponto forte nesse livro. A aliança que Deus fez com Israel no monte Sinai era como uma união matrimonial de amor fidelidade. Encontramos uma simbologia semelhante na descrição que Paulo faz de Cristo como o noivo e da igreja como a noiva do Cordeiro (Ef 5.23). Outro símbolo presente em Oseias é o da ressurreição, cuja interpretação é corroborada por alguns teólogos: "Ao terceiro dia, nos levantará" (Os 6.2). Isaías - Era nativo de Judá e viveu e Jerusalém no séc. VIII a.C. É o profeta mais citado nos Escritos Nazarenos. Muitos estudiosos acreditam que duas pessoas tenham escrito o livro de Isaías. Os capítulos 1 a 39 seriam da autoria de "Isaías, filho de Amoz", no final do séc. VIII a.C., ao longo dos reinados de quatro reis. Já os capítulos 40 e 66, que compõem o chamado Segundo ou Deutero-Isaías teriam sido escritos por um profeta cujo nome é desconhecemos. O período do registro teria sido de 540 a.C. até o final do exílio babilônico. A múltipla autoria do livro de Isaías é mais importante para os estudiosos do Antigo Testamento do que para os leitores em geral. Lembremo-nos das palavras de Dwight L. Moody, evangelista americano do século XIX: "De que adianta debatermos a respeito de dois Isaías se a maioria das pessoas nem sabe que existiu um?”. Esse livro contém profecias que nos Escritos Nazarenos são consideradas messiânicas. Vejamos algumas. O enviado de Deus nascerá de uma virgem e será chamado "Emanuel" (Is 7.14; Mt 1.23); o Espírito Santo estará sobre ele e irá "pregar boas-novas" (Is 61.1,2; Lc 4.16-21); ele estabelecerá o trono de Davi e reinará para sempre (Is 9.6,7; Lc 1.32,33). Todavia as profecias mais importantes são aquelas que dizem respeito ao servo sofredor que "levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu" (Is 53.12). Yeshua teve a compreensão de que ele era o indivíduo mencionado nesses versículos e afirmou ter vindo ao mundo para dar "sua vida em resgate por muitos" (Mc 10.45). Falou também aos seus discípulos a respeito das profecias contidas em Isaías 53, dizendo: "Porque o que a mim se refere está sendo cumprido" (Lc 22.37). A dois de seus seguidores, na estrada de Emaús, Yeshua disse que convinha que o Cristo “padecesse estas coisas" (Lc 24.26 - ARC). Jeremias - Começou a profetizar cerca de 100 anos depois de Isaías, no último período do reino do Sul. Seu ministério durou 40 anos. Conhecemos mais a respeito de Jeremias do que de qualquer outro profeta em virtude dos relatos autobiográficos presentes em seu livro. Foi rejeitado pelo povo porque profetizava a vinda do juízo de Deus e, em consequência disso, sofreu muito nas mãos dos israelitas. Alguns teólogos o chamam de o "pai" dos santos. De acordo com William Neil, "a maior contribuição de Jeremias é seu testemunho de vida”. Ele é a própria personificação da mensagem profética. Por isso é o personagem mais humano do Tanakh e aquele com quem mais facilmente nos identificamos. “Dentre todas as possibilidades da antiguidade, Jeremias foi a que mais se assemelhou a Yeshua, no que tange às circunstâncias de sua vida” (Comentário Bíblico Harper). Seu texto mais conhecido é o que traz a profecia sobre uma nova aliança. "Eis aí vêm dias, diz o Yawheh, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá." (Jr 31.31). Como podemos ver nos Escritos Nazarenos, foi Yeshua quem a instituiu, durante a última ceia. Disse “ele: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós" (Lc 22.20). Profecias Messiânicas - De acordo com a contagem de alguns estudiosos, há mais de quatrocentas profecias messiânicas no Tanakh. Precisamos ser cautelosos ao interpretá-las porque algumas têm mais de um sentido. Não devemos tentar extrair mais conteúdo do que o que elas realmente apresentam. Contudo podemos dizer, com muita certeza, que as profecias do Tanakh dizem respeito a eventos futuros, que se concretizam nos Escritos dos Nazarenos, na pessoa de Yeshua de Nazaré. A vida do Messias é prova disso. Vemos que ele nasceu de uma virgem, é descendente de Davi, operou feitos milagrosos, fez asseverações e promessas, morreu pelos pecados da humanidade e ressuscitou. Tudo isso comprova sua "identidade" (quem ele é) e seu "ministério" (o que veio fazer).

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