terça-feira, 14 de agosto de 2012

Os Verdadeiros Profetas

O fato histórico que deus ocasião á obra dos profetas foi a apostasia das dez tribos no fim do reinado de Salomão (ver sobre 1 Rs 12). Nessa crise o povo de Elohim estava abandonando e se entregando á idolatrias nações vizinhas, enquanto o nome de Elohim estava desaparecendo do espirito do povo e os planos divinos, que visavam á redenção do mundo, reduziam-se a zero, nesse tempo surgiram os profetas. Profetas e sacerdotes. Os sacerdotes eram os mestres religiosos do povo, regularmente designados. Constituíam uma classe hereditária e muitas vezes foram os homens mais impios da nação. Ainda assim eram mestres religiosos. Ao invés de bradar contra o pecado do povo, caiam com eles nas mesmas faltas e tornavam-se lideres na iniquidade. Os profetas não eram uma classe hereditária. Cada um recebia diretamente de Elohim o seu chamado. A missão e a mensagem dos profetas foram: 

1º Procurar salvar a nação de sua idolatria e impiedade. 2º Falhando nisso, anunciar que a nação seria destruída. 3º Não porém completamente destruída. Um remanescente seria salvo. 4º Do meio desse remanescente sairia uma influência que se espalharia pela terra e traria a Elohim todas as nações. 5º Essa influencia seria um grande homem, que um dia se levantaria na família de Davi. Os profetas chamaram-no de "REBENTO". A árvore da família de Davi,que foram a mais poderosa do mundo, foi cortada nos dias dos profetas, para governar um reinozinho desprezado que tendia a desaparecer; uma família de rei sem reino: esta família faria uma volta espetacular. Reapareceria. Do seu tronco brotaria um renovo, um rebento tão grande que se chamaria O Rebento. O Período dos profetas Cobriu mais ou menos uns 400 anos, 800-400 a.C. O fato central deste período foi a destruição de Yerehushalaym, cronologicamente no meio aproximado do periodo. Com esse fato, de um outro modo, sete dos profetas estiveram relacionados, efetiva ou cronologicamente: Yermeyahu, Ezequiel, Daniel, Ovadyah, Nahum, Havakuk, Tzefanyah. A queda de Yerehushalaym foi o tempo de maior atividade profética, que procurava evitá-la ou explicá-la. Ainda que Elohim mesmo causasse a destruição de Yerehushalaym, humanamente falando, Ele fez o que pode para evitá-la. Parece que Elohim preferia ter uma instituição que se batesse pela ideia dEle no mundo, mesmo essa instituição sendo eivada de impiedade e corrupção, a não ter nenhuma. Talvez esteja aí a razão pela qual Ele permitiu ao papado uma existência continuada, através da idade media. De qualquer modo, Elohim enviou uma falange brilhante de profetas, num esforço para salvar Yerehushalaym. Não conseguindo salvar a cidade santa pecadora, os profetas refulgem literalmente com explicações e garantias de que o colapso do povo de Elohim não significaria o aniquilamento dos planos divinos; que, depois de um periodo de castigo, haverá uma restauração e, para o povo de Elohim, um futuro glorioso. A mensagem social dos profetas. Obras modernas sobre os profetas dão grande ênfase á mensagem social deles, á denúncia que fazem da corrupção politica, da opressão e podridão moral da nação. No entanto, o que mais incomodava os profetas era a IDOLATRIA do povo; a nação tinha ideias erradas de Elohim. Admira como escritores modernos passem tão despercebidos sobre este fato, especialmente em vista da verdade universalmente reconhecida de que a vida social de um povo é reflexo direto da religião que segue. O elemento profético. Eruditos modernos inclinam-se a reduzir ao minimo o elemento profético da Bíblia. Mas esse elemento aí está. A ideia mais persistente de todo o Tanak. é esta: O YAWHEH, o Elohim da nação hebraica vai torna-se Elohim de todas as nações. As gerações sucessivas de escritores do Tanak. passam do geral ao particular na descrição dos pormenores desse fato e da maneira como se vai realizar. E nos profetas, embora eles mesmos possam não ter compreendido todo o alcance de algumas de suas palavras, e ainda que alguns de suas predições estejam obscurecidas por fatos históricos dos seus dias, mesmo assim toda a história do Mashiach e da propagação do evangelho na terra está descrita antecipadamente, em linhas gerais e em detalhe, numa linguagem que não se pode referir a nenhum outro evento da História. Vós recomendo ler Yrmeyahu 23, e verão a seriedade do ministério profético e como o próprio Elohim leva a serio este ministério que tem sido banalizado por muitos, abrindo a boca para falar o que o Yawhe não mandou.

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